Aberrometria
A aberrometria permite avaliar a qualidade visual através da identificação de defeitos óticos – defeitos na frente de onda. Entendemos por defeitos óticos o conjunto de alterações que a luz sofre enquanto atravessa o sistema ótico do olho, impedindo que esta foque na retina, levando a queixas de imagem distorcida, visão embaciada, halos em torno das luzes e dificuldade da visão de pormenor em condições de luminosidade reduzida. Desta forma, a aberrometria permite-nos quantificar esses defeitos e analisá-los
Este exame está quase sempre associado à topografia da córnea, essencialmente, na seleção de candidatos a cirurgias refrativas e cirurgias a catarata com LIO Premium, uma vez que atualmente, os equipamentos permitem individualizar as aberrações corneanas das aberrações totais do sistema ótico, com a obtenção de dados específicos que sustentam os critérios-chave de decisão e otimização dos procedimentos cirúrgicos utilizados.
O que esperar?
É um exame de fácil execução e o método de realização é muito semelhante ao da topografia da córnea. Recomenda-se a quem realizar este exame, a suspensão do uso de lentes de contato (LC) Hidrófilas de pelo menos 3 dias e de, pelo menos 1 semana, se forem LC rígidas permeáveis aos gases (RPG).
Alerta-se ainda para a possibilidade de dilatação pupilar, caso não seja possível obter o diâmetro pupilar mínimo indicado para análise. Neste caso, a condução rodoviária não é aconselhável sugerindo-se que providencie transporte/acompanhamento.
Na alm-PRIMUM este exame pode ser adquirido de 2 formas:
• Zywave II® – Este equipamento utiliza a tecnologia de análise aberrométrica baseada no princípio de Shack-Hartmann.
• Pentacam HR® – Este equipamento mede as aberrações de alta ordem da córnea, diferenciando-as entre aberrações da córnea anterior, posterior e totais.