Avaliação de Ortóptica
A avaliação ortóptica é composta por um conjunto de testes que permitem avaliar a motilidade ocular e a visão binocular, ou seja, a capacidade dos olhos funcionarem de forma conjunta e coordenada. É uma avaliação que poderá ser realizada em qualquer idade, sendo frequentemente utilizada no diagnóstico e tratamento de estrabismos diversos, paralisias oculomotoras, ambliopias e astenopia (sintomas ligados a desconforto ou fadiga visual). É ainda uma avaliação crucial no pré e pós-operatório de cirurgias de estrabismo.
Avalia-se a acuidade visual, utilizando testes e escalas adequadas à idade e nível de compreensão do paciente, os movimentos oculares, a presença e eventual medição de desvios oculomotores com o auxílio de prismas, a medição de vergências (movimentos oculares coordenados que permitem manter a fusão das imagens obtidas pelos dois olhos) e a visão binocular – perceção simultânea, fusão e estereopsia (visão em profundidade) utilizando testes de luz polarizada e de filtros vermelho-verde.
Estas avaliações além de serem cruciais antes e depois de qualquer cirurgia de estrabismo, também permitem avaliar a necessidade de realização de algum tipo de tratamento ortóptico, onde os mais comuns estão associados a insuficiências de convergência e ambliopias.
O que esperar?
Esta avaliação é demorava, e a sua duração oscila com a colaboração e idade do paciente. Deve ser realizado com a melhor visão possível, seja ela com óculos ou lentes de contacto.
Na alm-PRIMUM temos ainda disponível Sinoptóforo® e CAM®.