Campimetria
A campimetria é um exame que permite o estudo do campo visual, servindo de apoio ao diagnóstico de algumas doenças do foro oftalmológico ou neurológico, sendo uma das mais comuns o Glaucoma. Complementa a monitorização destas doenças assim como o impacto da resposta terapêutica.
Na alm-PRIMUM existem 3 formas de estudar o campo visual:
• PEC (Perimetria Estática Computorizada) Humphrey Field Analyzer: funciona com programas predefinidos, de forma automática, com pontos estáticos que aparecem aleatoriamente. Neste exame é medida a sensibilidade da retina, através de diferentes intensidades de estímulo;
• FDT Matrix Humphrey (Tecnologia de Dupla Frequência): estuda o campo visual com recurso a estímulos de diferentes frequências espaciais, detetando anomalias precoces da camada de células ganglionares, daí ser um dos exames escolhidos para rastreio em pacientes com suspeita ou início de Glaucoma.
• Campimetria Goldman: funciona de forma manual, sendo o profissional a delimitar o campo visual que resulta da resposta à apresentação dos estímulos cinéticos que se movimentam no decorrer do exame. É indicado em casos de pessoas menos colaborantes, essencialmente, com dificuldades de fixação e pacientes que provêm da consulta de Subvisão.
O que esperar?
Todos os exames são não invasivos, demorados e exigem bastante concentração pela parte do paciente.