Electrofisiologia
A eletrofisiologia é o ramo da neurociência que explora a atividade elétrica das células e tecidos biológicos. No caso da eletrofisiologia oftálmica, é usado um conjunto de técnicas especializadas para ajudar a detetar, diagnosticar e avaliar uma variedade de distúrbios visuais, através da análise do funcionamento das células ao longo de toda a via visual – da retina ao nervo ótico e, até ao córtex visual primário no cérebro.
A alm-PRIMUM utiliza o equipamento da Roland Consult® certificado pelo ISCEV (International Society For Clinical Electrophysiology Of Vision) que permite realizar os seguintes exames eletrofisiológicos:
• Potenciais Evocados Visuais (PEV) com Estímulos Flash e Pattern;
• Eletroretinograma (ERG) com Estímulos Flash, Pattern e Multifocal;
• Eletro-oculograma (EOG)
• PEV Flash e ERG Flash sob sedação em crianças e recém-nascidos.
O que esperar?
No dia do exame não use, nem aplique, nada no rosto ou cabelo, incluindo, maquilhagem ou cosméticos, loções ou outros produtos de limpeza facial, e produtos capilares como: gel, laca ou cera. Deverá trazer os óculos graduados que usa. E, caso seja portador de lentes de contacto deverá interromper a utilização das mesmas no dia do exame. Poderá ser necessário a colocação de colírios anestésicos e recorrer à dilatação pupilar pelo que a condução rodoviária não é aconselhável. Sugere-se que providencie transporte/acompanhamento.
Estes exames pela sua complexidade poderão levar até mais de 2horas no total da sua execução. Não há riscos envolvidos neste exame.