OCTs (Optical Coherence Tomography / Tomografia de Coerência Óptica)
O OCT é um método não invasivo usado para gerar, em segundos, uma imagem in-situ de resolução micrométrica da retina. A retina é a camada de tecido sensível à luz na parte posterior do globo ocular que tem como função converter a luz recebida em sinais elétricos e enviá-la, posteriormente, através do nervo ótico, para o cérebro.
O OCT usa um laser de baixa potência para criar imagens das camadas da retina e do nervo ótico. Estas imagens transversais são tridimensionais e codificadas por diferentes intensidades permitindo avaliar a organização e integridade celular das diferentes camadas de células da retina, tornando-se um exame crucial na avaliação de doenças oftalmológicas como o glaucoma, a degenerescência macular, o edema macular diabético, a nevrite ótica e outras doenças ou sinais oculares inerentes de outras patologias sistémicas como, por exemplo, a esclerose múltipla. Além disso, este exame permite a avaliação da vascularização retiniana, sem recurso a contraste, quando recorremos à técnica chamada angiografia por OCT (OCT-A).
O que esperar?
Não há necessidade de preparação especial para este exame.
Como referido acima, é um método não invasivo, não havendo contacto direto com o globo ocular. Não há riscos ou efeitos colaterais, exceto possivelmente alguma secura ou fadiga ocular.
A alm-PRIMUM trabalha com OCT de última geração da marca Heidelberg®, acompanhando todos os avanços tecnológicos nesta área.