UBM (Ultrassonografia Biomicroscópica)
O UBM é uma modalidade de ultrassonografia oftálmica que permite avaliar as estruturas contidas na câmara anterior do olho, tais como: córnea, íris, câmara de humor aquoso, ângulo irido-corneano (ângulo entre a iris e a córnea), cristalino e corpo ciliar.
Utiliza ondas de ultrassom de elevada frequência para obter imagens detalhadas de regiões oculares que são dificilmente visíveis por outros métodos de diagnóstico.
Podemos salientar algumas das suas aplicações clínicas:
• Medição do ângulo irido-corneano, onde é realizada a drenagem do humor aquoso e o reconhecimento da íris em plateau, é bastante importante no diagnóstico e tratamento do glaucoma. Esta medição também é fundamental nos critérios de seleção de Candidato a Cirurgia Refrativa por Introdução de Lente Intra Ocular Fáquica (ICL);
• Tumores e Quistos;
• Traumatismos Oculares – útil na avaliação e medição de lesões oculares causadas por traumatismo, como por exemplo corpos estranhos penetrantes.
O que esperar?
É um exame de contato e pode ser realizado com o paciente deitado ou sentado, sendo aplicado, na superfície ocular, um anestésico tópico e introduzido um copo de imersão, que impossibilita o pestanejo e permite a colocação de água, facilitando a leitura da sonda de ultrassons. As imagens obtidas são de alta resolução.
Não requer qualquer preparação específica. Contudo, a utilização de lentes de contacto não é recomendada durante a realização do exame.
A alm-PRIMUM dispõe de equipamento Aviso® para a realização deste exame.